Mercado Mobile: Estudos apontam que 45% do tráfego de internet será via smartphones em 2018 no Brasil

0310mercadomobilenapalma

O estudo realizado pela Adobe Digital Insights (ADI) é bastante interessante e estou compartilhando os dados aqui no blog, pois são números muito relevantes para todos nós que estamos de alguma forma envolvidos no mercado mobile, seja empreendendo, divulgando empresas através de mídias sociais, realizando campanhas de marketing digital, compartilhando fotos nas redes sociais ou simplesmente surfando sem destino definido na net.

A Adobe Digital Insights realizou a pesquisa em mais de 16 mil sites, de janeiro de 2014 a janeiro de 2017, e identificou que países como Brasil e China responderão pelo maior impacto no número de usuários de smartphones no mundo até 2018.

A pesquisa também revelou que 36% do trafego de internet no Brasil foi via smartphone em 2016, uma alta de 44% em relação a 2015. Com a expectativa do aumento do número de smartphones para 2018, existe uma previsão de que o trafego de internet gerado através dessa via chegue a 45%, número superior ao China, que deve ficar em torno de 37%.

De acordo com Frederico Grosso, vice-presidente da Adobe na América Latina, o Chile é o país com maior número de acessos via smartphone nessa região do mundo hoje, e o Brasil está seguindo o mesmo caminho.

O levantamento também mostrou que o trafego online por smartphone é 34% maior em países em desenvolvimento, uma vez que os internautas situados nesses locais já iniciam seu acesso à internet através dessa via. Esse aumento é devido a uma mudança de hábito das pessoas e também mostra que o acesso a internet está cada vez mais popular, visto que anteriormente os usuários tinham seu primeiro contato com a rede através de desktop ou notebook.

O estudo revelou que, em número novos usuários, a Índia teve um aumento de 269 milhões desde 2014, seguida pela China com 97 milhões e pelo Brasil com 35 milhões.

Outro dado interessante revelado pela pesquisa da ADI é quando compara smartphones com outros dispositivos, mostrando uma queda global de 10% na navegação via desktops e 8 % na navegação via tablets.

Então amigo, com todas essas informações e somando-se a elas o número de venda de celulares no Brasil, onde já foram comercializados mais de 12,4 milhões aparelhos só no primeiro trimestre de acordo com IDC *, podemos perceber o quanto é importante para nossas empresas estarem inseridas nas plataformas mobile, pois essa tendência só tende a crescer.

A empresa/profissional que não estiver preparado para estar presente Na Palma da Mão dos seus consumidores/seguidores em plataformas mobile certamente irá perder muito com isso.

Por isso, fique atento ao seu mercado de atuação e não se preocupe supondo que para garantir presença digital são necessários grandes investimentos. Hoje, existem muitas empresas que podem ajudá-lo, praticando valores justos e com excelência no desenvolvimento de aplicativos, websites responsivos, gestão de mídias sociais, SEO etc.

Caso precise de algum tipo de indicação, envie uma mensagem nos comentários ou um e-mail. Será uma satisfação poder te ajudar.

Abraços e sucesso!

* IDC – IDC Brasil International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda

Article by Andrei Faria

Andrei Faria, idealizador e CEO do Grupo eWorld, formado em Propaganda e Marketing quis provar que a tecnologia não é algo somente de diversão, e muito menos um mal a ser evitado, por isso desenvolveu plataformas facilitadoras e aplicativos para smartphones de cunho educacional, comercial, agronegócio, saúde, religioso e palestras para aproximar e estreitar laços dos usuários com toda a família.

Comments: no replies

Join in: leave your comment